quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Resumo do Racha - 29/08/2009

O Sábado

“E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra...” (Gênesis 2:3)

Que Deus me perdoe se algo que eu escrever aqui soar como heresia, mas se ele tivesse que criar outro universo, certamente não descansaria no dia sétimo. Com certeza passaria a manhã de sábado conosco, porque não existe lugar mais abençoado e santo do que aquele espaço que ele reservou pra gente. Pena que alguns amigos (leia-se Leite e Marcio) costumam levar as escrituras ao pé da letra e por determinação de suas esposas, estão adquirindo o hábito de guardar o sábado. "Portanto guardar eis o sábado, porque santo é para vós...” (Êxodo 31:14 - mas pode se ler também na Bíblia dos Pau Mandados em Karine 3:16 ou Edineide 3:20).

A revelação

Logo na chegada ao posto fomos contemplados com uma revelação. "Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. (I Coríntios 14 :26). Boi Bandido, o asno da novela América, confidenciou que Dihogo “Five Minutes”, talvez não comparecesse a pelada, pois teria que organizar o aniversário da cunhada. O "Promoter" apareceu... mas teve que sair cedo já que ficou responsável por buscar o bolo, não podendo assim, participar do maravilhoso churrasco (nosso primeiro) preparado por Almir.

O churrasco

"Então lhes disse: Do comedor saiu comida...” (Juízes 14 : 14). Almir, aliás, merece por aclamação o título de Bola Cheia da semana, pois conduziu com maestria a churrasqueira improvisada próximo ao Pecadão. E olha que não foi fácil. Se dentro de campo os sobrinhos Xitó e Funa não encontravam adversários, fora dele Almir Chumbinho (o candidato a vereador que prometeu acabar com os ratos da cidade) tentava se livrar do vira-lata de Marcelão (o cachorro), que acostumado a comer merda e pá de lixo, pirava com a quantidade de carne, lingüiça e frango que estavam sobre a grelha.

Por falar em piração... o que está acontecendo com nosso amigo Marcelão? Desde que adquiriu aquele Cisne Branco (carro do David Brasil), nosso amigo tem adotado uma postura um pouco aviadada (se é que posso dizer assim). O cara tem utilizado um linguajar estranho, que tende a terminar no diminutivo. “Vou levar um Ampizinho pra tocar no sábado...” ou “Almir, põe meia porção de linguiçinha pra mim.”, ou pior ainda: “Buddy... vem pro papai meu bebezinho”. E pra ninguém dizer que eu fico inventando as coisas, nosso fotógrafo paparazzo de plantão J.R. Duran Bazuca, registrou o momento em que Marcelão estava com uma tanguinha “azul bebê”, toda cravada no rabo. Só aquela cena já merecia uma indicação ao Bola Murcha, porém, diferente do prêmio de melhor do racha, o pior foi escolhido no campo.

O pior

"E farei vir os piores dentre os gentios..." (Ezequiel 7 : 24) E nas quatro linhas, ninguém é mais favorito do que Boi Bandido. O cara corre como se tivesse todo o horizonte pela sua frente, utilizando uma força desproporcional ao pequeno espaço que temos. Isso fica evidente até quando chuta a gol. É mais fácil achar pé em cobra, do que ver Bandido bater uma bola colocada. E o resultado disso é... bola na mato. E por falar em mato, o segundo indicado é Cacalo. Conheço ele a uns 15 anos e não me lembro de uma partida que o filho mais ilustre de Carabuçu, tenha saído de campo ou entrado, sem uma lesão. Desta vez foi um problema na Costela. "E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher..." (Gênesis 2 : 22). Não quero influenciar a votação, mais lembrem-se que juntamente com Ricardo, Cacalo é o maior catador de bosta do Lar Batista e se não fosse seu nobre serviço, muitos de nós chegaríamos em casa cheios de merda. O terceiro indicado é Bruno Tanajura, que não vem repetindo as boas atuações que já o elegeu Bola Cheia da Pelada, mas vem insistindo nas reclamações que o conduz sempre ao prêmio de pior do Racha.

E já que não teremos enquete para o Bola Cheia, quero mencionar aqui a grande atuação de Léo Lima e Gilvane (este, após uma semana no Quênia, ta correndo mais que o Paul Tergat). Marcelão também teve uma atuação destacada. Ora com jogadas lindas, ora com lances bisonhos. Todavia, para mim, o Melhor da Pelada foi Aloísio.

O milagre

"Então Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e milagres, não crereis." (João 4 : 48). Como foi gratificante ver Lulu com a gente. Ele que durante semanas foi alvo de nossas orações. Valeu Lulu.

Bom... Acho que vou parar por aqui. Mais uma vez quero agradecer a todos que tomaram para si a “Campanha da Roupa Usada” Não esqueçam... Se tiver algo encostado em seu armário, doe para as crianças e idosos do Lar Batista.

"Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta." (Tiago 2 : 26)

Valeu Galera... Boa semana a todos e até sábado.

7 comentários:

Dihogo disse...

Muito bom Funa!!! Com certeza esse foi um dos melhores sábados do Ano, fico triste pelos amigos que não tiveram o prazer de participar desse sábado...

Abs a todos!!!!

Leite disse...

Funa, a resenha ficou fantástica!!!
Apesar de terem me sacaneado na votação do pau mandado, estou com muitas saudades da rapaziada, e fico feliz com essa integração que está sendo criada!!!
Abraço a todos!!!

Antonio disse...

Excelente resenha!!! Relata muito bem para quem não foi, o dia ESPECIAL que perderam. Com certeza DEUS separou este grupo para momentos de grande comunhão como vem acontecendo. Quero informar a galera que estarei ausente por dois meses, estou trabalhando no Colégio Batista de Laranjal, e vai haver reposição de aulas. Culpa da gripe palmeirense. Estarei acompanhando pelo blog. Um abraço a todos e até breve.

MARCELÃO disse...

Puxa, sentiremos muito sua falta Antonio. Quanto a resenha, acho que Funa se superou. Excelente texto, inteligente, engraçada e emotiva na medida certa. Foi um dia maravilhoso mesmo aquele e creio que Funa conseguiu traduzir cada uma daquelas sensações que sentimos ali. Este é, de fato, o trabalho do narrador, do repórter..Nem todos sabem contar uma história...Escolheu a profissão certa meu caro. Parabéns!!

MARCELÃO disse...

AH! sÓ PRA COMPLETAR: cacalo estava com a costela fraturada. Saiu do racha, ao qual não quis faltar de maneira alguma, e foi direto para uma clínica radiografar. Ele já estava sentindo dores pois a fratura foi na semana anterior ao racha. Digo isso pois aqueles que quiserem votar em cacalo devem saber que o que o levou lá, mesmo naquelas condições, foi a vontade de estar com a galera....Isso faz diferença na hora de votar...

pancho disse...

Antonio, meu velho! O nivel da pelada vai sofrer um baque violento e sua falta muito mais sentida ainda. Ir ao Lar Batista nos sábados pela manhã se tornou prazeroso demais! Até quando não se pode jogar como no meu caso nesse ultimo racha. Funa deu aula na resenha, apesar de eu não concordar com a indicação de Cacalo para bola murcha. Do lado de fora vi o cara mesmo se arrastando em campo colocar Creck e outros cabeçudos na cara do gol. Sou solidário com o amigo até pq tenho jogado machucado a algum tempo sem arregar e faltar a pelada. abçs em todos.

marcelão disse...

Aqui é Cacalo, quero fazer um comentario.
Tive tres votos porque temos entre nós uns tres viados que nunca quebraram uma costela para mensurar o quanto foi sacrificante participar, mesmo que apresentando lances indigno de meu futebol conhecido de todos, daquele racha.
Mas como bom carabucense estive lá.

abraços