quarta-feira, 7 de abril de 2010

Resumo do Racha - 03/04/2010 - Por Marcelo Funa


Sábado de Aleluia ou Sábado Santo. Assim é conhecido o dia que antecede a Páscoa. São vários os costumes que envolvem esta data. Na tradição católica, por exemplo, não se celebra a Eucaristia, também denominada de “Comunhão, Banquete Sagrado, Pão dos Anjos...”. Sabendo disso, nosso amigo “ecumênico” Leite, não compareceu a pelada. Muito religioso, o maior babaca do racha reservou a manhã de sábado para fazer o único sacramento permitido no catolicismo: A confissão (pra esposa é claro). Por conta disso e da piranhagem nas últimas votações, ele já está eleito o “Papal” Mandado da semana. Outros submissos também não comparecerem, mas por conta da semana Santa, contarão com minha compaixão. 
Porém, não foram só as ausências que merecem destaque nesta resenha. O racha deste sábado marcou a ressurreição de Willians, Baiano e Marcio. Se bem que no caso do Marcio, não posso usar este termo, já que ele estava visivelmente morto em campo. Além deles, a pelada contou com a presença de muitos "virgens" que logo foram apelidados de: Conrado, Jucilei, ET (irmão de Zina) e um quarto que não me lembro o nome e por isso o chamarei carinhosamente de “Ninguém”. Após as devidas apresentações feitas ao final do culto, demos inicio ao nosso café. E foi entre um pão e outro que presenciamos um hábito notoriamente ligado a esta data religiosa. Ao trocar a camisa pelo colete, Babu foi flagrado com as costas toda “lanhada”. Parecia ter passado a noite com um gato ou dormido num colchão de arame farpado. Mas não foi nada disso. O clone do “Seu Madruga” ficou a madrugada de sexta para sábado participando de um ritual de autoflagelação, muito comum nas Filipinas nesta época do ano, no qual eles chamam de “Sábado Negro”.
E por falar em negro, o que dizer da atuação de Dihoguinho. O primeiro candidato à bola murcha da semana estava numa manhã horrorosa. De chuteira nova e pé descalibrado, “Five Minutes” conseguiu a façanha de sair invicto da pelada. Sem ganhar uma partida! É como diz o velho ditado: “Dias de muito, véspera de pouco”. Após meter sete gols e pedir música na semana passado, nosso amigo foi obrigado a ouvir da arquibancada o coro da torcida: “...Pegue o controle que Dihogo vai começar a ganhar – No Playstation, No Playstation...” Será que o jejum de gols e vitórias estão relacionados a pratica do jejum e abstinência pregada pela igreja católica durante a semana santa? Acho que não. É só mais uma coincidência. Outro candidato a pior do racha foi Conrado. Estreando na pelada, o dublê de cantor não quis saber da tradição de consumir peixe durante o feriado. Foi pro gol e de cara engoliu dos frangos enormes. Se não fosse uma data tão especial, diria até que foram dos pirus perus. E para que a galera não tire conclusões a respeito da qualidade futebolística do rapaz, ele fez questão de esclarecer: “Não sou tão ruim assim. Apenas estou sem ritmo de jogo”. O terceiro candidato a judas bola murcha foi Walder.  É verdade que no que diz respeito a futebol, tivemos gente pior, embora ele também não tenha jogado porra nenhuma. Todavia, Pancho protagonizou uma das cenas mais vergonhosas da história do Pecadão. Cansado de levar sacode,  Walder pediu que Bruno (que estava de fora) agarrasse quando chegasse a vez dele ir pro gol. A armação não deu resultado e ele resolveu proceder de outra maneira. Numa atitude covarde e antidesportiva, “expulsou” Frodo do time. Contudo, o chocolate foi inevitável e ele acabou se “frodendo”.  
Depois de conhecermos os  três candidatos a serem malhados votados na enquete para pior do racha, vamos a indicação dos melhores. E como não podia deixar de ser, eles saíram do mesmo time. Taticamente perfeita, a equipe comandada por Maurição, não tomou conhecimento dos adversários e  antecipou a Páscoa de muita gente.  Inspirado, o Homenzinho azul dos cotonetes Johnson cansou de deixar companheiros na cara do gol. No seu repertório estavam toques rápidos, canetadas humilhantes e é claro: belos gols. Outro que mereceu destaque e logo indicação foi Willians. Com um fôlego de dar inveja aos maratonistas quenianos, o homonimo do jogador rubro-negro, foi visto correndo em todos os lados do campo. E pra finalizar, completa a lista de melhores da pelada o goleiro Alexandre que como todos já sabem, basta encher de lama o gol próxima a selva  que ele pega tudo.  

Bom, é mais ou menos isso aí. Mas antes de terminar, quero compartilhar com vocês que a cadeira do Rodriguinho saiu através da AFR. Na segunda-feira ao leva-lo a Fisioterapia, eu e a Ana (mãe dele) fomos surpreendidos com a informação que a cadeirinha dele tinha chegado. Nó sábado eu explico melhor como foi. Um beijo a todos e até lá.

6 comentários:

Marcelão disse...

Impossível não comentar o excepcional texto escrito por Funa, aliás Marcelo Funa, nome pelo qual tenho certeza que ficará conhecido o nosso amigo em todo o Brasil como jornalista esportivo e quem sabe cronista esportivo. Digo isso pois ele deu uma aula de texto e está se formando em Jornalismo. Eu que tenho enorme dificuldade em escrever tenho que bater palmas pra Funa que tem um texto saboroso e super informativo. Lendo, mesmo quem lá não esteve fica sabendo em detalhes do jogo, das atuações e claro, do que rolou de mais engraçado.
Quero só registrar que o time formado por mim, Bruno, Xitó, Fabinho "Manso", Zina, Paquito e Lulú "Samuel" Santos demoramos a engrenar mas jogamos muito. Perdemos a primeira por um detalhe mas depois, graças a Deus, nos acertamos. Isso por que eu orientei Bruno na escolha do time. Xitó na criação com Zina e Paquito correndo por todos os lados, Samuel na Zaga e Bruno no Gol nós fizemos, sem dúvida, as melhores partidas do racha deste sábado. O time foi montado para dar espetáculos, o que só conseguiu claro, quando veio o entrosamento. Eu estava tão à vontade que dei uma força na zaga empurrando Bruno e Antônio para o ataque no rachão contra o combalido time de Walder "Pancho".
O sábado foi ótimo: café da manhã com pão e mortadela na companhia de gente super querida, visitantes super simpáticos, e um futebol no maior clima de amizade possível. Foi bom demais. Só quero dizer que vários de nossos amigos estão fazendo falta pra coisa ficar ainda melhor: Creck, Paulinho, Almir, Adriano, Bebê de Rosemery, Alan e Filé, Jambrel, Kaká, Vitinho, e tantos outros que tem ido raramente lá. Vocês tem um lugar naquele grupo e precisamos de cada um. Nosso grupo só " dá liga" quando cada um de nós assume o seu lugar de abençoador do próximo. Uma função intransferível.Que Deus abençoe a todos essa semana ok??
PS: Buddy manda lembranças a todos heheheh

BRUNO REIS DE SOUZA disse...

Oi pessoal, Bela resenha galera!!! Mas quero usar esse espaço para pedir a ajuda de vcs ao nosso amigo Baiano...
Sei que o início de semana foi tremendamente complicado e que vários casos tristes e caóticos ocorreram em nossa cidade. Na minha casa tem uma menininha de 7 anos, ela é minha prima e filha do Baiano que joga com a gente no nosso racha, e que tinha acabado de conseguir sair do meio de uma favela em Itaboraí para uma casa em Luiz Caçador - SG, com muito trabalho, esforço e ajuda de parentes, eles conseguiram fogão, geladeira, camas novas, roupas boas, aparelho de som, etc... na sexta feira passada, foi o primeiro culto no lar deles em comemoração do 1º ano do meu primo João Pedro...

O drama de Gabriela (27 anos minha prima), Ivan - Baiano (29 anos esposo dela), Débora (7 anos) e João Pedro (1 ano)...

Bem, pra quem viu o Jornal Nacional ontem, foi mostrado parte da rua deles, com pessoas sendo carregadas de um lado para o outro dentro de carcaças de geladeira, caixa d'água, etc... com a chuva, a água chegou a pouco mais de 2 metros dentro da casa deles, e infelizmente tudo ficou destruido! Não deu pra salvar quase nada: cama, geladeira, fogão (o fogão já foi doado graças a Deus), armários, e, principalmente roupas. Eles perderam tudo! Tô separando um pouco de roupa que tenho para mandar pra lá. Na reportagem foi mostrado uma escola que está abrigando pessoas que tiveram o mesmo pesar... Só para se ter idéia, o campo de futebol ficou totalmente coberto e com água chegando a cobrir as traves que tem aproximadamente 3 metros... e ainda apareceram 2 crocodilos para aterrorizar mais ainda a comunidade!

Por fim meu apelo é pela oração de vcs e quem puder doar roupas, brinquedos, comida, etc... me procure no sábado/domingo ou ligue para meus pais 3026-9229 ou 9559-3140 (meu cel).

Meus pais foram lá e viram como tá a vida dessas pessoas, muito triste e humilhante.

Conto com o apoio de vcs, bjs e abraços!!!

Antonio disse...

A qualidade do grupo está expressa em cada resenha, e Funa está de parabéns como nosso redator chefe. Quem sabe um dia conseguiremos ter esse encontro mais de uma vez por semana, seria perfeito. Seria bom avisar a galera se haverá ou não o racha devido as condições do campo. Sobre as tragédias ocorridas nesta semana, espero que cada um esteja fazendo a sua parte em ajudar ao próximo.Minha família está empenhada em ajudar a família de um tio meu que também perdeu tudo, momento de nos unirmos em oração por essas pessoas.

Marcelão disse...

Nós temos que ajudar o baiano. Temos que separar em casa o que der coisas como roupas e gêneros alimentícios eu achho que de primeira seria mais fácil. Mas quem tiver uma tv, ou algo semelhante encostado em casa pode colaborar também. Confeço que to meio tonto com essa história toda tão perto da gente. Mas vamos pra guerra. Se houver jogo sábado cada um de nós tem que chegar com algo para o nosso irmão, isso é questão de honra pra nós. Não há ninguém que não possa colaborar com algo por mais pobre que seja. vamos abraçar aquela família queridos. Posso contar com vcs?

BRUNO REIS DE SOUZA disse...

Vlw Marcelão!!! Só pra constar, hj ele ganhou um fogão novo da minha sogra, e, tbm conseguiu salvar a televisão antes da água tomar conta de tudo!

Agradeço a ajuda de todos, não só ao Baiano mas a todo e qualquer semelhante que esteja enfrentando esta difícil batalha...

Abração e parabéns ao Funa! D+!!!

Fabiano disse...

Funa, parabéns pelo texto, realmente foi fantástico. Em relação ao Baiano, e a outras pessoas, nós temos a obrigação de arrecadar roupas e alimentos...Estamos juntos nessa...